O Departamento de Anatomia da UFPE (Campus Recife) recebe, mediante solicitação de famílias, doações de ossadas humanas, após exumação pelo cemitério (público e privado) na Região Metropolitana do Recife.
Os ossos doados são utilizados principalmente na pesquisa científica, para estudos relacionados à variações anatômicas, patologias ósseas e características individualizantes.
Após doada a ossada, o Laboratório de Antropologia e Osteologia Forense, através de sua curadoria, cria um código para catalogar o material doado, para que pesquisadores e alunos não identifiquem as ossadas. Isto garante a privacidade e o respeito à ossada. Posteriormente as ossadas são lavadas cautelosamente e organizadas em urna ossuária.
Caso a família tenha interesse em doar, deve observar os procedimentos detalhados abaixo:
Em cemitério públicos, uma vez que o cadáver é enterrado, a família deve ter ciência de que após dois anos será realizada a exumação (e isso ocorre sem segundo aviso)
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
A família doadora, após efetivada a doação, deverá arcar com alguma despesa para manter a ossada na universidade?
Resposta: A única despesa que envolve a família no processo é a aquisição da caixa ossuária para acondicionamento da ossada. Nenhuma taxa será cobrada à família em nenhum momento durante ou após concluído o processo de doação.
A família doadora poderá visitar a ossada posteriormente?
Resposta: Não. Uma vez finalizado o processo de doação, a família não poderá solicitar visitas.
A família poderá doar mais de uma ossada de uma única vez?
Resposta: Sim. Não há limite de doação por família.