Doação de Ossos para Ensino e Pesquisa

O Departamento de Anatomia da UFPE (Campus Recife) recebe, mediante solicitação de famílias, doações de ossadas humanas, após exumação pelo cemitério (público e privado) na Região Metropolitana do Recife.

Os ossos doados são utilizados principalmente na pesquisa científica, para estudos relacionados à variações anatômicas, patologias ósseas e características individualizantes.

Após doada a ossada, o Laboratório de Antropologia e Osteologia Forense, através de sua curadoria, cria um código para catalogar o material doado, para que pesquisadores e alunos não identifiquem as ossadas. Isto garante a privacidade e o respeito à ossada. Posteriormente as ossadas são lavadas cautelosamente e organizadas em urna ossuária.

Caso a família tenha interesse em doar, deve observar os procedimentos detalhados abaixo:



Doação de ossadas provenientes de cemitérios públicos

Em cemitério públicos, uma vez que o cadáver é enterrado, a família deve ter ciência de que após dois anos será realizada a exumação (e isso ocorre sem segundo aviso)

Doação de ossadas provenientes de cemitérios privados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Dúvidas gerais

A família doadora, após efetivada a doação, deverá arcar com alguma despesa para manter a ossada na universidade?

Resposta: A única despesa que envolve a família no processo é a aquisição da caixa ossuária para acondicionamento da ossada. Nenhuma taxa será cobrada à família em nenhum momento durante ou após concluído o processo de doação.

A família doadora poderá visitar a ossada posteriormente?

Resposta: Não. Uma vez finalizado o processo de doação, a família não poderá solicitar visitas.

A família poderá doar mais de uma ossada de uma única vez?

Resposta: Sim. Não há limite de doação por família.